terça-feira, 22 de outubro de 2013

MPF aguarda tombamento estadual da antiga sede do Dops

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), aguarda o tombamento, pelo governo de Minas, do imóvel onde funcionou o extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que fica na avenida Afonso Pena, 2.351, região Centro-sul da capital mineira. 
O tombamento da antiga sede do Dops, que se destacou nos anos da ditadura (1964 a 1985) como o principal centro de repressão política em Minas, foi pedido pelo MPF em abril deste ano, junto com parlamentares, representantes da OAB e movimentos sociais que integram a Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais. O pedido foi oficializado por meio de correspondências encaminhadas à Secretaria de Estado da Cultura e ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.
 
Para os defensores do tombamento, o prédio constitui uma medida de reparação simbólica pelas violações cometidas pelo Estado brasileiro e servirá para garantir a preservação da memória coletiva dos acontecimentos que se deram no local.
 
Na última quarta-feira (16), o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM-BH) se reuniu e aprovou o tombamento do prédio. Até 1989, o edifício foi local de tortura e abrigo de presos políticos. Atualmente, funciona no imóvel o Departamento de Investigação Antidrogas da Polícia Civil.
 
Além do Dops, o MPF quer que todos os locais que funcionaram como centros de repressão na capital e no interior, entre eles, a Delegacia de Furtos e Roubos e a sede do Colégio Militar do Exército Brasileiro, em BH, a Colônia Penal Magalhães Pinto, em Ribeirão das Neves, a Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora, a Colônia Penal Krenak, em Resplendor, e a Colônia Penal Indígena da Fazenda Guarani, em Carmésia, também sejam tombadas.

0 comentários:

Postar um comentário

CONTATO!

Administrador:
.::ESTEVES::.
E-mail:
blogdoesteves1@gmail.com

Twitter Blog do Esteves.

Sede Campestre do CSCS Betim.

Seguidores

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

468x60px

Redes Sociais

Posts em Destaque