domingo, 23 de fevereiro de 2014

PM investe R$ 400 mil em novo sistema de comunicação do Copom

Polícia Militar investe R$ 400 mil em comunicação para agilizar atendimento de ocorrências e diminuir o tempo de espera em Uberaba. Novo sistema telefônico e implantação do centro de atendimento para despacho de viaturas possibilitam maior controle do serviço e permitem acompanhamento das ações.
O Comando de Operação da Polícia Militar (Copom) está recebendo investimentos de R$ 400 mil para melhorar o serviço. A verba, conquistada junto ao Ministério Público pelo comandante da 5ª Região de Polícia Militar (5ª RPM), tenente-coronel Laércio dos Reis, está sendo aplicada em um novo sistema de ligações e em novas cabines para os atendentes do Copom.
De acordo com o chefe do Copom, tenente Alaor, o novo sistema de telefonemas é o mesmo adotado em call centers e permite melhor controle das ligações. É possível acompanhar, por exemplo, o número de chamadas por dia e constatar que nos horários de entrada e saída nas escolas o número de trotes é maior, permitindo identificar a origem de cada chamada. “O Copom recebe ligações em várias situações. O serviço é para emergências, mas recebemos chamadas até de gente pedindo conselhos. Os militares são treinados para resolver e encaminhar a pessoa para o atendimento que ela realmente precisa.”
Importante conquista para a população, esse sistema faz o monitoramento das ligações e segura o solicitante na linha, mesmo quando todos os atendentes estão ocupados. Antes do novo programa, a chamada dava sinal de ocupado e o cidadão acabava desistindo, agora ele vai receber um sinal de espera.
Os atendentes são militares que se revezam em quatro turnos diários, mas, em breve, pessoal contratado pelo Governo de Minas, como assistente administrativo, reforçará a equipe. Alaor ainda não sabe especificar quantos irão para o Copom, mas diz que os novos funcionários terão cabines melhores para o trabalho. As mesas colocadas lado a lado serão substituídas por baias com proteção antirruído, para evitar que os atendentes sejam incomodados por conversas laterais.
Outra conquista é a implantação da Coordenação de Atendimento e Despacho de recursos e viaturas (CAD). Uberaba é a primeira cidade fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte a adotar o sistema de coordenação e controle de recursos. “É uma ferramenta que vai servir para melhorar o atendimento ao cidadão, porque com ele a gente consegue fazer uma estatística de onde tem mais ocorrências, o horário de mais movimento, se as guarnições estão sendo suficientes. É um investimento alto, mas o retorno é compensador”, explica o tenente.

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